Como Escolher um kayak de pesca

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como Escolher um kayak de pesca

Mensagem  TRIBO FISHYAK em Sex Abr 17, 2009 7:00 am

Como Escolher um kayak de pesca

Se está na dúvida qual o kayak certo para si, você não está sozinho. Todos os praticantes tiveram que passar por esta indecisão.
Seleccionar o kayak certo é como um processo de eliminação, não pelo valor mas o que se ajusta mais a si e às suas necessidades de utilização, e o processo começa por si.

Pontos a ter em conta

Aspectos pessoais
O seu peso, altura e condição física terão um grande impacto na escolha do kayak e são as primeiras coisas a considerar.

Onde guardar o kayak?
Meça bem o local onde pensa guardar o kayak, o modelo que poderá ser o mais indicado para si pode ser o mais comprido. Os modelos mais compridos disponíveis no mercado têm 4,80 metros.

Transporte
Em que tipo de veículo é que pensa transportar o kayak? Não só temos que ter em consideração a altura do nosso carro bem como o seu comprimento. A lei diz que o “kayak” pode sair 55cm para a frente e 45cm para traz.

Preferência dos locais e tipos de pesca
O segundo factor determinante é, onde vai pescar e que tipo de técnica vai utilizar.
Mais mar, mais barragem ou ambas, uma vez no mar quais são as condições predominantes desse local (Correntes/Ventos), que tipos de pesca vai fazer? As técnicas utilizadas num kayak são praticamente todas as utilizadas na pesca embarcada (barcos a motor), a técnica mais utilizada no mar pelos pescadores de kayak são o trolling o jigging e o spinning.

Velocidade
A importância da velocidade não é para ver quem chega primeiro ao pesqueiro, a questão é, qual a força constante que vou imprimir na pagaia para manter uma velocidade cruzeiro? Isto vai depender de muitos factores como a forma do casco, a forma da quilha, o tipo de proa fase há resistência ao vento e mar, o peso, a largura, o comprimento, etc…
Para simplificar a equação um kayak longo e estreito será mais rápido do que um mais largo e curto.
Se pretende fazer grandes deslocações regularmente ou praticar muito tempo Trolling “corrico”, vai ficar mais bem servido com um kayak rápido, mas se quiser sacrificar alguma velocidade vai ter vantagens noutras técnicas como o jigging ou pesca fundeada.
Compreender o relacionamento entre a velocidade e a estabilidade é importante para encontrar o kayak certo.

Estabilidade
Pescar a partir de um kayak é uma tarefa mais complicada do que apenas remar, uma parte a ter em consideração é a estabilidade. Em termos muito gerais um kayak mais largo é mais estável mas mais lento que um mais estreito. Em termos de estabilidade há dois tipos de estabilidade, a inicial e a secundária.
A estabilidade inicial (ou a instabilidade) é descrita como “instável” pelos novatos que se sentam a primeira vez num kayak. A estabilidade inicial torna-se menos importante quando ganhamos experiência e aprendemos a contrabalançar o nosso peso com a máquina, tal como aprender a andar de bicicleta.
A estabilidade secundária é a mais importante, esta estabilidade vai melhorando ao longo do tempo tornando todos os movimentos de pesca muito mais descontraídos, (no lançamento, na ferragem no jigging e principalmente na posição de pesca lateral (com os dois pés do mesmo lado). O outro factor que afecta a estabilidade é o seu centro de gravidade, quanto mais baixo for o acento maior a estabilidade, mas isto torna a zona do acento mais molhada. Os modelos com acentos mais elevados tendem a ser lateralmente mais altos o que faz com que exista mais área exposta ao vento, mas se é daqueles que faz algumas milhas durante o dia de pesca tem que dar mais importância à velocidade.

Maneabilidade
O leme é um dos acessórios mais importantes num kayak. Se pretende um kayak de pesca para deslocações curtas e mares calmos pode optar por um kayak mais curto e sem leme, a habilidade de mudar de trajectória rapidamente sem leme só é adquirida com a prática mas a manobra nunca é feita com a rapidez desejada. Quanto maior é o kayak maior a necessidade de ter leme. O maior exemplo da utilização do leme é para quem pesca no mar ou barragem em zonas pouco abrigadas do vento, o vento tem tendência a tirar o kayak da sua trajectória, obrigando a constantes correcções com a pagaia, o que faz baixar a velocidade de cruzeiro e o desgaste físico aumenta rapidamente, o outro exemplo é quando estamos a trabalhar no limite da rebentação ao Robalo, se estiver paralelo à praia com a maré a descer as ondas tendem a quebrar cada vez mais fora e se for apanhado desprevenido poderá ser tarde para aproar o kayak para a onda, com o leme tudo fica mais simples, rápido e fácil.

Armazenamento
Qual a capacidade de armazenamento seco (interior) que um kayak de pesca deve ter?
Quando escolhemos um kayak há a tendência para vermos só por cima e somente mais tarde é que damos pela falta de espaço interior que em alguns modelos é quase nulo. O armazenamento seco é um aspecto que poucos dão importância na escolha de um kayak, mas é um ponto importantíssimo na escolha de um kayak de pesca, com a prática temos tendência a passar mais horas a pescar, e quando assim é passa a haver uma necessidade de carregar a máquina de mantimentos, roupas secas, mais material de pesca, canas suplentes e em caso de uma noite na barragem a tenda e o saco de cama vão dar jeito.

Kayak de 1 ou 2 lugares?
Um kayak de pesca deve ser sempre de 1 lugar, um kayak de dois lugares é para andar sempre com duas pessoas e normalmente com o objectivo de passeio, caso contrário existe a necessidade de reequilibrar o kayak acrescentando pesos que normalmente são colocados na proa. Os modelos de dois lugares têm poucos compartimentos secos ou nenhum. Difíceis de manobrar dentro e fora de água, o que torna todas as tarefas difíceis quando o amigo não pode ir e estamos sozinhos.
Existem outros factores negativos, como a colocação de acessórios como a sonda, quem é que vê e controla a sonda o homem da frente ou quem vai atrás.
Todos gostamos de personalizar a nossa máquina, com acessórios ou pinturas, e sendo um kayak de dois lugares a coisa fica muito complicada.
Se tiver um filho pequeno que goste de ir pescar com o pai a escolha de um kayak de dois lugares pode ser a melhor opção até ele crescer.

Agora que já tem algumas dicas fundamentais e está munido para poder escolher melhor o seu SIT-ON-TOP de pesca, mas continua a ser um pouco subjectivo, o que é perfeito para alguns pode não ser necessariamente bom para outros.

O melhor conselho é experimentar dois ou três modelos antes de comprar.

Sempre que os membros da Tribo forem para a água teremos todo o gosto em esclarecer qualquer dúvida e que experimente os nossos modelos para poder tirar as suas próprias conclusões.

Pode consultar as nossas saídas no tópico “encontros informais entre os membros” e apareça para entrar em contacto com o desporto da melhor forma, na água.

Um grande abraço

TRIBO FISHYAK
Fundador

Mensagens: 4078
Data de inscrição: 14/04/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Uma palavra de agradecimento!

Mensagem  carlos matos em Seg Maio 18, 2009 5:53 pm

[b]Nao podia sair sem deixar uma palavra de agradecimento pelos conselhos e uma congratulaçao pelo texto cuidado e simples (proprio para pricipiantes ) e tambem pela preocupaçao com a segurança . Pena que a minha idade nao permita altos voos , isto é , pagaiadas maiores e velozes , mas nao deixo de admirar esta destemida juventude a pescar de caiaque em mares ja tao navegados. Que se cuidem os peixes ...
Aqui vos deixo , o meu tao modesto abraço quanto eu !!
Até ja !!

carlos matos

Mensagens: 3
Data de inscrição: 18/05/2009
Idade: 58
Localização: Setubal

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como Escolher um kayak de pesca

Mensagem  TRIBO FISHYAK em Ter Maio 19, 2009 6:33 am

Obrigado Sr. Carlos
Os membros da Tribo FishYak tudo farão para continuar a dignificar este desporto com a máxima segurança.
Abraço

TRIBO FISHYAK
Fundador

Mensagens: 4078
Data de inscrição: 14/04/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como Escolher um kayak de pesca

Mensagem  OCEANMIND em Ter Maio 04, 2010 4:23 pm

Esse testamento é muito util e serve para tirar muitas duvidas aos leitores.
Parabens pela ideia Rui.
Abraço

OCEANMIND

Mensagens: 7
Data de inscrição: 01/05/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Fantástico!

Mensagem  Seahawk em Seg Out 08, 2012 4:40 am

Rui!
Sem dúvida uma mais valia, para quem estar a começar, todos os pontos observados são de uma importância relevante para a escolha!
Obrigado pela partilha e pelo conhecimento.

Abraço!
Seahawk

Seahawk

Mensagens: 218
Data de inscrição: 02/10/2012
Idade: 53
Localização: Vila Nova de Gaia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como Escolher um kayak de pesca

Mensagem  TRIBO FISHYAK em Seg Out 08, 2012 6:25 am

Bem......este post é de ABRIL de 2009......

Tudo se mantém, a grande diferença é que em 3 anos e 6 meses apareceram mais modelos de várias marcas.

Alguns modelos são pouco adequados ao nosso mar e cultura de pesca, outros são verdadeiros “navios” de luxo.

Na minha opinião, acho que os kayaks que mais se enquadram na nossa cultura de pesca, tipos de pesca e tipo de mar são:

Não liguem à ordem, pois cada kayak é adequado para cada situação/pessoa, peso e altura.

Para mar:

RIDE 135
BIG GAME

Trident 15
Trident 13

Ultra 4.7
Ultra 4.3

Tarpon 160
Tarpon 140

Para mim, são os que reúnem mais pontos positivos em relação a outras marcas e modelos, até das próprias marcas que referi.

Para água doce:

Para água doce o leque de escolha aumenta imenso, todos os kayaks dão, desde os SIK aos SIT-ON-TOP.
Obviamente que existem modelos que se destacam quando elevamos a fasqui como pescadores.

Pescar em água doce num kayak em Portugal leva-nos logo ao achigã, embora existam outras espécies o achigã é o mais procurado.
Com a maior percentagem a cair neste peixe é para a forma de pescar que temos que olhar.
Todos sabemos que pescar em pé ao achigã é 100% melhor do que sentado, posto isto há que olhar para os kayaks de outra forma.
Os modelos para água doce na minha opinião e desta feita por ordem de preferência são:

Commander 140
Commander 120
Ride 135
Pro Angler, este modelo está em ultimo pelo valor absurdo que ronda os “3400€” e o peso excessivo, mas é um kayak muito confortável.

Só estes modelos? Sim. Para pescar em pé sem pensar que pode virar eu acho que sim, isto se olharmos para a estatura médias dos portugueses.

Mas como bons tugas que somos...... Very Happy basta fazer uma brico bem simples e aplicar uns estabilizadores, assim qualquer kayak dá para pescar em pé, embora alguns não tenham uma superfície adequada onde por os pés.

É só a minha opinião amigos, vale o que vale.

Abraço

TRIBO FISHYAK
Fundador

Mensagens: 4078
Data de inscrição: 14/04/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum