MUITO IMPORTANTE - Carta de desportista náutico
Página 1 de 1 • Compartilhe •
MUITO IMPORTANTE - Carta de desportista náutico
Como referi no tópico “Muito Importante – coletes ilegais” aproveitei para refazer algumas perguntas ao Sr. Agente que está na feira para tirar dúvidas sobre a lei, a conversa até começou quando eu referi que poderíamos ir até 1 milha da costa e ele disse “mostre-me lá onde isso está escrito” e aqui o Rui disse “ tem consigo o decreto 124/04” e ele encheu o peito de ar e disse “tenho e vamos já ver isso”, claro que aproveitei para rever tudo sobre a lei onde as nossas embarcações se encaixam, quando o Sr. Agente começou a ler o decreto com o Rui já começou a aparecer um esboço de um sorriso e um tom de simpatia na voz do agente, 1 milha é mais que certo e isso ninguém tem duvidas, mas tive uma explicação sobre as cartas de desportista náutico muito mais abrangente e bastante lógica da parte deste agente, reparem.
Dentro dos limites das barras sabemos que as nossas embarcações não necessitam de carta.
Fora dos limites das barras temos que ter carta e no mínimo de marinheiro.
Qual é a regra que temos que respeitar quando entramos fora das barras? Ao entrar num local fora da barra se tivermos carta de marinheiro só posso ir até 1 milha da costa e deslocar-me 6 milhas para cada lado, se tiver a carta de Patrão Local “é o meu caso” posso ir até 1 milha da costa e deslocar-me 10 milhas para cada lado.

Abraço
Dentro dos limites das barras sabemos que as nossas embarcações não necessitam de carta.
Fora dos limites das barras temos que ter carta e no mínimo de marinheiro.
Qual é a regra que temos que respeitar quando entramos fora das barras? Ao entrar num local fora da barra se tivermos carta de marinheiro só posso ir até 1 milha da costa e deslocar-me 6 milhas para cada lado, se tiver a carta de Patrão Local “é o meu caso” posso ir até 1 milha da costa e deslocar-me 10 milhas para cada lado.

Abraço

OCEAN KAYAK PROWLER ULTRA 4.3
Re: MUITO IMPORTANTE - Carta de desportista náutico
Boas Rui
Muito obrigado por manteres a malta imformada,mas houve uma coisa que não percebi muito bem,as 6 milhas (ou 10 dependendo da carta) para cada lado são a contar de onde?Do sitio onde entrei? Não é que isso aconteça pois 6 milhas é muita fruta a remar mas caso isso viesse a ser possivel excede-las eu posso sempre dizer "não eu entrei aqui mesmo?"
Pode parecer uma pergunta estupida mas não deixa de fazer sentido.
Abraço
Muito obrigado por manteres a malta imformada,mas houve uma coisa que não percebi muito bem,as 6 milhas (ou 10 dependendo da carta) para cada lado são a contar de onde?Do sitio onde entrei? Não é que isso aconteça pois 6 milhas é muita fruta a remar mas caso isso viesse a ser possivel excede-las eu posso sempre dizer "não eu entrei aqui mesmo?"
Pode parecer uma pergunta estupida mas não deixa de fazer sentido.
Abraço

BetoYFZ- Mensagens: 102
Amigo Beto as 6 milhas ou 10 milhas tem a ver com o porto de abrigo .
Patrão local - habilita o titular ao comando de ER em navegação à vista da costa, até uma distância máxima de 10 milhas de um porto de abrigo e de 5 milhas da costa;
d) Marinheiro - habilita o titular ao comando de uma ER até 7 m de comprimento, em navegação diurna à distância máxima de 3 milhas da costa e de 6 milhas de um porto de abrigo, com os seguintes limites:
i) Dos 14 aos 18 anos - ER de comprimento até 5 m, com potência instalada até 22,5 kW;
ii) Mais de 18 anos - ER de comprimento até 7 m, com potência instalada até 45 kW;
iii) Mais de 16 anos - motos de água e pranchas motorizadas (jet ski) independentemente da sua potência;
e) Principiante - habilita o titular ao comando de ER à vela ou a motor de comprimento até 5 m e com potência instalada não superior a 4,5 kW, em navegação diurna até 1 milha da linha de baixa mar.
Patrão local - habilita o titular ao comando de ER em navegação à vista da costa, até uma distância máxima de 10 milhas de um porto de abrigo e de 5 milhas da costa;
d) Marinheiro - habilita o titular ao comando de uma ER até 7 m de comprimento, em navegação diurna à distância máxima de 3 milhas da costa e de 6 milhas de um porto de abrigo, com os seguintes limites:
i) Dos 14 aos 18 anos - ER de comprimento até 5 m, com potência instalada até 22,5 kW;
ii) Mais de 18 anos - ER de comprimento até 7 m, com potência instalada até 45 kW;
iii) Mais de 16 anos - motos de água e pranchas motorizadas (jet ski) independentemente da sua potência;
e) Principiante - habilita o titular ao comando de ER à vela ou a motor de comprimento até 5 m e com potência instalada não superior a 4,5 kW, em navegação diurna até 1 milha da linha de baixa mar.

E. Ramos- Mensagens: 707
A questão levantada pelo Rui é mais teorica do que pratica já me cruzei com as autoridades a mais de 6km do porto de Sagres (perto do cabo de São Vicente ) e não tive qualquer problema.
No entanto é obvio que direi, caso seja questionado que - vou que vou sair na praia mais próxima.
O Rui esqueceu-se de um pormenor importante, a distância do porto de abrigo não se mede necessáriamente a partir do ponto de partida, a distância a cumprir é entre o local em que nos encontramos e o porto de abrigo mais próximo. Por exemplo no Verão e no Algarve posso ir sair de Sagres e ir a V. Real S. Antonio +100km de forma legal poque cada ponto do meu trajecto está a menos de 6km de um qualquer porto de abrigo.
Abraço
nmorao
No entanto é obvio que direi, caso seja questionado que - vou que vou sair na praia mais próxima.
O Rui esqueceu-se de um pormenor importante, a distância do porto de abrigo não se mede necessáriamente a partir do ponto de partida, a distância a cumprir é entre o local em que nos encontramos e o porto de abrigo mais próximo. Por exemplo no Verão e no Algarve posso ir sair de Sagres e ir a V. Real S. Antonio +100km de forma legal poque cada ponto do meu trajecto está a menos de 6km de um qualquer porto de abrigo.
Abraço
nmorao

nmorao- Fundador
Boas amigo ramos
Quanto as limitações da carta eu ainda tenho bem fresco na minha carola (tirei a carta ha um ano),mas não foi isso que eu percebi do post do Rui,e muito menos do desenho ilustrativo..
Eu amanha vou a nauticampo e falo com o Rui para compreender melhor este alerta.
Abraço
Quanto as limitações da carta eu ainda tenho bem fresco na minha carola (tirei a carta ha um ano),mas não foi isso que eu percebi do post do Rui,e muito menos do desenho ilustrativo..
Eu amanha vou a nauticampo e falo com o Rui para compreender melhor este alerta.
Abraço

BetoYFZ- Mensagens: 102
É como o Nuno diz, e lá está o tal exemplo que já me aconteceu num barco de um amigo, fomos pescar para a Fonte da Telha e a PM apareceu e perguntou se não estávamos longe do porto de abrigo, éramos putos, com a mania da esperteza e respondemos “não, entramos aqui” como até já era tarde a PM respondeu “ai foi? Então vamos ficar aqui para vos ver sair e se tiverem azar estamos aqui para ajudar” pois é, engolimos em seco porque coragem não ouve para sair com o mar que estava, toma lá multa.
Mas com o kayak as coisas são diferentes, entramos realmente o mais próximo do pesqueiro e é ai que o nosso ponto começa mas não quer dizer que passados 3km possamos dizer que entramos ali mesmo, desde que seja praia, não vão dizer lá no Espichel que entraram ali mesmo porque aquilo nem a saltar.
Mas com o kayak as coisas são diferentes, entramos realmente o mais próximo do pesqueiro e é ai que o nosso ponto começa mas não quer dizer que passados 3km possamos dizer que entramos ali mesmo, desde que seja praia, não vão dizer lá no Espichel que entraram ali mesmo porque aquilo nem a saltar.

OCEAN KAYAK PROWLER ULTRA 4.3
Tópicos similares» Alimentação saudável para um desportista
» ASSISTAM RÁPIDO - VÃO TIRAR DO AR... Video super IMPORTANTE
» Muito importante - Ler antes de colocar um anuncio, ou se foi eliminado
» IMPORTAÇÃO - Dica MUITO importante
» MUITO IMPORTANTE - MATRICULAS CANCELADAS
» ASSISTAM RÁPIDO - VÃO TIRAR DO AR... Video super IMPORTANTE
» Muito importante - Ler antes de colocar um anuncio, ou se foi eliminado
» IMPORTAÇÃO - Dica MUITO importante
» MUITO IMPORTANTE - MATRICULAS CANCELADAS
Página 1 de 1
Permissão deste fórum: